segunda-feira, 28 de maio de 2012

“Blogosfera está provocando úlceras”

A frase-título acima, na realidade uma brincadeira de Altamiro Borges, um dos principais ativistas da rede e diretor do portal Barão de Itararé tem muito de verdade. Não faltam exemplos do papel fundamental – e revolucionário – da blogosfera atualmente na comunicação brasileira.

Miro é um dos organizadores do III Encontro Nacional de Blogueiros que começa nesta sexta-feira, em Salvador (leia mais). Centenas de blogueiros progressistas desembarcam hoje na capital baiana em defesa da liberdade de expressão, da democratização da comunicação e da blogosfera. Acompanhem a entrevista.

Miro, o que há de novo nas discussões deste ano?

[Altamiro Borges] A blogosfera está provocando ataques de úlcera em muita gente. A força da rede aumentou muito e, em contrapartida, os ataques contra nós, também. Isso só comprova que a blogosfera incomoda muita gente. Por isso, esta terceira edição terá como foco a defesa da blogosfera e da liberdade de expressão.

Quais são as principais ameaças hoje?

[Miro] A blogosfera passou a receber muitos ataques. Basta ler a edição da semana retrasada da revista Veja que só faltou pedir censura abertamente na internet. O ódio contra a blogosfera está expresso nos editoriais como o de O Globo, nas colunas dos jornais e na fala dos comentaristas nos programas de TV. O sinal para nós é claro: a blogosfera está sim, incomodando muita gente.

Chamo a atenção, ainda, para um outro aspecto. O processo de judicialização da censura. Os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif, por exemplo, respondem a dezenas de processos. Perseguições locais também ocorrem com blogueiros que não são tão conhecidos como ambos, mas estão lá, no dia a dia, na luta. Vejam o caso do Gusmão no interior da Bahia, do Ismael Moraes no Paraná, do Lúcio Flávio no Pará.

Nós vamos, inclusive, fazer uma homenagem ao blogueiro Edinaldo Figueira. Petista e presidente do diretório municipal do PT em Serra do Mel, ele foi assassinado com três tiros, aos 36 anos, no Rio Grande do Norte no ano passado.

Você está à frente da organização do BlogProv desde sua primeira edição. Alguma mudança na estrutura?

[Miro] Em 2010, as manipulações promovidas durante a campanha eleitoral deram o tom daquele primeiro Encontro. Já em 2011, nosso foco foi defender a democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o marco regulatório da mídia. Agora, essas bandeiras de luta continuam, mas, estamos agregando – dando mais ênfase – a defesa da blogosfera e a luta pela liberdade de expressão.

Nós esperamos cerca de 200 pessoas amanhã em Salvador. As mesas de debate suprem boa parte das demandas dos blogueiros. Mantivemos a estrutura dos anos anteriores, com debates simultâneos e promovidos por mesas autogestionadas. É a forma de abrangermos toda a pauta solicitada pelos blogueiros. Quero lembrar, ainda, para quem não puder comparecer, que a TVT irá transmitir todo o III BlogProg ao vivo. Para quem quiser acompanhar, entre no site da TVT.



* Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário: